Mini monografia Projeto de Pesquisa em Negócios
"Mistério não equivale a enigma que, decifrado, desaparece. Mistério designa a dimensão de profundidade que se inscreve em cada pessoa, em cada ser e na totalidade da realidade e que possui caráter definitivamente indecifrável."
(Sentido antropológico-existencial de mistério e mística, Leonardo Boff, p. 14, 2002).
De acordo com Einstein, o cientista criador deve ter a percepção do mistério para que ele conserve a humildade de aprender (LEONARDO BOFF, 2002). Essa humildade pode ser observada no caso de Ênio, que afirma que, apesar do curso de farmácia não ser o que ele pretende seguir na vida, foi válido para ele e faria tudo que fez novamente. (MAX MILLIANO MELO, 2010)
Na universidade, segundo o mestrando Edemilson Paraná, as aulas tradicionais não são sempre as responsáveis pelo melhor aprendizado, muitas vezes as experiências fora das salas são as que mais agregam conhecimento, muitas vezes levando a questionar os ensinamentos nos livros (MAX MILLIANO MELO, 2010). Com isso, pode-se concluir que "por mais que conheçamos uma realidade, jamais se esgota nossa capacidade de conhecê-la mais e melhor" (LEONARDO BOFF, 2002).
“A moderna universidade brasileira tem, aos poucos, se distanciado do modelo que privilegia o amadurecimento profissional e se aproximado de uma formação mais tecnicista.” (MAX MILLIANO MELO, 2010). Isso nos remete a refletir que tipo de universidade queremos: Aquela que instiga o mistério ou somente com o objetivo de ter uma carreira.