mini projeto de pesquisa
O cimento Portland é um material utilizado na produção do concreto, pulverulento, aglomerante hidráulico, composto basicamente de silicatos de cálcio e aluminatos de cálcio que permutados à água se hidratam e, depois de endurecidos, mesmo que sejam submetidos novamente à ação da água não se decompõem mais.
Para a fabricação do cimento são empregados materiais calcáreos, como rocha calcárea e gesso, e alumina e sílica, encontradas facilmente em argilas e xistos. O processo de fabricação do cimento Portland consiste basicamente em moer a matéria-prima, misturá-la nas proporções adequadas e queimar essa mistura em um forno rotativo até uma temperatura de cerca de 1450°C. Nessa temperatura, o material sofre uma fusão incipiente formando pelotas, conhecidas como clínquer.
O clínquer é resfriado e passa por uma moagem em moinho de bolas ou de rolo, até formar um pó bem fino (geralmente menor que 75 µm) e ao produto final é adicionado em torno de 5% de gipsita para impedir a pega instantânea. Portanto, o cimento é composto essencialmente de cálcio e sílica, havendo outros minerais que constituem as impurezas. Alguns materiais como areia, bauxita e minério de ferro, são adicionados como corretivos, cuja função é suprir de elementos que não se encontram disponíveis nas matérias-primas principais.
Os teores de óxidos básicos (CaO) e óxidos ácidos (SiO2, Al2O3 e Fe2O3), que constituem a matéria-prima para obtenção do clínquer são mostrados na Tabela 2.1.
TABELA 2.1
Segundo Aïtcin (2000), a gipsita era a única fase de sulfato de cálcio adicionada durante a manufatura do cimento, entretanto os cimentos modernos podem conter outras formas de sulfato de cálcio, tais como: anidrita natural cristalizada, hemidrato, gesso desidratado ou anidrita solúvel e sulfato de cálcio sintético.
De acordo com Mehta e Monteiro (1994), o C3S apresenta rápida hidratação, desprendendo uma quantidade média de calor, gera um gel de silicato de cálcio hidratado (C-S-H) e