Categoria antológica do trabalho
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
O PROCESSO DE TRABALHO UNIVERSAL NA SUA CATEGORIA ANTOLOGICA E O SEU PROCESSO DE PRODUÇÃO E VALORIZAÇÃO
Disciplina de Economia Política
Professor: George Francisco Ceolin
RESUMO
Este artigo tem como principal objetivo proceder a uma análise teórico-conceitual sobre o trabalho em sua categoria antológica, enquanto fundante do ser social e sua sociabilidade, salientando ainda o trabalho enquanto processo de trabalho em sua força de trabalho e o processo de valorização na sociedade capitalista. Desse modo o artigo permite a compreender a transformação do processo de trabalho desde os tempos primitivos à modernidade do século XXI.
Palavras - chaves: trabalho, ontologia, força de trabalho, processo de valorização
INTRODUÇÂO
Neste artigo será apresentado o trabalho no seu modo antologicamente que perpassa desde o inicio da humanidade aos tempos atuais. E o processo de trabalho entre o homem e a natureza, um processo em que o homem, por sua própria ação, mediada, regula e controla seu metabolismo com a natureza para satisfação de suas necessidades de subsistência num processo de trabalho. Expondo a força de trabalho e processo de valorização expressa do trabalho e a força de trabalho no processo de valorização particularidade capitalista.
I O TRABALHO NO SEU PROCESSO CONSTRUTIVO
“A sociedade não pode existir sem a natureza – afinal, é a natureza, transformada pelo trabalho, que proporciona as condições da manutenção da vida dos membros da sociedade” (NETTO.BRAZ,2012,p.47). O trabalho é a condição básica e fundante de toda a vida humana, ele sempre esteve presente na humanidade. Para podermos compreender-lo melhor, dissertá-lo-ei desde o seu inicio.
Antunes (2004, p.13-14) expõe:
Há muitas centenas de milhares de anos, numa época ainda não estabelecida em definitivo, daquele período do desenvolvimento da Terra que os geólogos em fins desse período, vivia em algum lugar da Zona Tropical