Engenharia
A pesquisa de campo teve fundamento nas ideias de grandes pensadores. Segundo a teoria de Habermas onde a aposta normativa no modelo universalista da democracia procedimental acabou por ocultar, sem que fosse esta sua pretensão, degradação e desrespeito em diversas dimensões, os âmbitos políticos e privados, que permeiam a formação das instituições modernas (Estado e mercado), impedindo a objetivação das formas comunicativas criadora da solidariedade pós-convencional.
Seguindo o compromisso critico com o diagnostico do seu tempo e com a busca de instancias de reversão da dominação, Honneth (2003) propõe a atualização dos pensamentos de Hegel dos tempos de Jena, junto com os insightsGeorg Herbert Mead e com os postulados caros a Sorel, a cerca da criatividade humana, e a Sartre no destaque a neurose social como produto da recorrência das relações de negação do reconhecimento.
Honneth se afasta da matriz Kantiana e pauta o atual movimento da teoria critica na identificação de experiências concretas dos sujeitos humanos em torno do sentimento de desrespeito capaz de gerar indignação e os conflitos morais que visam a sua superação.
Em 2008 Honnethsustenta o ideal romântico do artesanato e da arte que fez com que qualquer outra forma de trabalho fosse considerada alienante e opressiva, pouco ajudou os movimentos operários na obtenção de sua conquistas efetivas.
Uma segunda conquista motivaacentuada por Hegel se expressa na obrigação do pagamento de um salario mínimo, superior à mera reprodução de sua força de trabalho de modo a ser compreendido como forma de reconhecimento das habilidades dos trabalhadores, isto segundo Hegel.
Oitenta anos depois Durkheim avança num argumento Hegeliano, explicitando que tais reedificações trabalhistas são funcionais ao próprio sistema capitalista, que não sobrevive apenas por suas eficiências econômicas, mas quer que faça sentido também para o trabalhador.
Essa pesquisa buscou operacionalizar