História do museu gama d`eça
Também chamado de Antiga casa do Dr. Astrogildo de Azevedo ou Antiga Prefeitura municipal, localiza-se na Rua do Acampamento, no centro de Santa Maria (RS) - Brasil.
O prédio, que tem área total de 533,80 m² ,quando construído, sua tipologia era arquitetura civil residencial, hoje é arquitetura civil de serviços. A data de início dessa construção não constava na bibliografia pesquisada, porém sabe-se que a conclusão da obra se deu em 1913, e o atual estado de conservação do palacete é bom.
Seu mantenedor é a Universidade Federal de Santa Maria, e, o mesmo pertence à Zona do Centro histórico, com prédios de diferentes escolas arquitetônicas, como o Edifício Taperinha com características modernistas e o Edifício Acampamento com característica protomodernas. Zona altamente comercial da cidade.
Breve histórico do museu
Para estabelecer seu consultório médico e a residência, é provável que o médico Astrogildo de Azevedo houvesse contratado o arquiteto Theodor Alexander Josef Wiederspahn, mais conhecido como Theo Wiederspahn, para elaborar o projeto. A edificação eclética possui dois pavimentos, sendo o térreo constituído por duas salas frontais (consultório médico e sala de visitas) para a Rua do Acampamento e também a presença do corredor, sala de jantar, biblioteca, cozinha, despensa e quarto de passar roupas. Já na parte superior esquerda, ficavam os quartos de dormir e de vestir do casal. À direita, havia mais dois quartos, destinados às filhas. No período de 1964 e 1984, a edificação sediou a prefeitura municipal de Santa Maria. Em 1964, foi retirado o sótão que, apesar de não constar no projeto original, foi refeito mais adiante. É importante ressaltar que todas estas modificações não descaracterizaram o volume da edificação. Já em 1985, o prédio foi adquirido pela UFSM e, a partir de então, tornou-se sede do Museu Educativo Gama D’Eça. O local abriga o acervo do Museu Victor Bersani doado pela Sociedade dos Caixeiros