Os negros no brasil
Em 2003 foi aprovada a Lei nº. 10.639, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº. 9394/1996) e tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira no ensino fundamental e médio. O presente estudo tem como objetivo promover a reflexão sobre a possibilidade da inclusão do tema História e Cultura Afro-Brasileira no que diz respeito a educação.
Em nosso país possuímos a cultura afro-brasileira que faz parte da nossa raiz histórica e que não pode ficar afastada do sistema educacional, resgatar esta cultura significa valorizar e enriquecer o patrimônio cultural brasileiro trazendo aos alunos toda construção coletiva historicamente criada pela humanidade de uma forma contextualizada e centrada.
Este trabalho tem como objetivo trata-se de levar em consideração a formação do indivíduo como um todo, com suas vivências cotidianas e suas crenças e valores que não devem ser desprezados, sendo muitas vezes levados para as suas atividades práticas em sala de aula.
A população negra durante a escravização
No ponto de vista histórico os negros por sua vez eram trazidos, para o espaço colonial onde sofriam inúmeros abusos. A sua rotina de trabalho era marcada por longas horas de jornadas e tarefas onde era exigida muito esforço físico.
Esses escravos que por sua vez era geralmente observados por seus senhores capatazes e devido ao grande excesso de trabalho muitos deles tinha seu tempo de vida de certa forma limitado.
Seus feitores ou capatazes organizavam todo o trabalho a ser submetido, é além disso evitaram as tentativas de fugas. Se algum escravo desobedecerem as normas impostas,eles eram amarrados no tronco e chicoteados pois, chegaram a até abrir feridas pelo corpo, em casos ainda mais severos eram feita ate mutilações, castrações e etc.
Suas vidas eram marcadas com muita luta e sofrimento, no caso das mulheres grávidas, muitas delas tomavam chá abortivo pois não queriam que seus filhos passa-se por tanto