Catalase
PRONATEC PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TECNICO
CURSO TECNICO EM FARMÁCIA 1 PERIODO
RELATORIO DE AULA PRATICA DE PRODUÇÃO DE MEIO DE CULTURA
CONTAGEM
MARÇO DE 2014
FUNDAÇÃO DE ENSINO DE CONTAGEM
PRONATEC PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TECNICO
CURSO TECNICO EM FARMACIA
MICROBIOLIA
ARIÁDINA CRUZ DINIZ
CONTAGEM MARÇO DE 2014
OBJETIVO
Este relatório tem como objetivo exemplificar ao aluno, os procedimentos realizados durante a produção dos meios de cultura a importância e das regras que devem ser respeitadas durante a sua produção, e das normas que devemos seguir.
Qual a finalidade dos meios de cultura, os cuidados que devemos priorizar, sejam os meios preparados no próprio laboratório, ou os meios comerciais.
Explanar a todos os participantes, o processo de produção do meio de cultura Agar Salt Manitol. Que se trata de um meio seletivo para Staphylococcus Áureos. Materiais
• Placas de petri
• Bico de bunsen
• Meio de cultura Agar Salt Manitol
• Alça de Platina Inoculação e incubação – Semear as amostras ou a cepa diretamente no meio e incubar a 35 graus por 18 a 20 horas.
Leitura e interpretação- Staphylococcus aureus, crescem e deixam o meio ao redor delas amarelado, já as outras espécies crescem, mas, deixam o meio vermelho.
PLANTIO DE AMOSTRAS
Retira-se as placas do refrigerador, por ao menos alguns minutos antes do iniciar a pratica, para que com isso elas adquiram uma temperatura próxima, da temperatura que será trabalhada. Retire da placa uma pequena amostra do material que será estudado, e semeie pela técnica de ziguezague, na placa de Agar Salt Manitol, identifica se com a data, nome da bactéria semeada, e nome do aluno que realizou o procedimento. .
Leve a