Catalase
Introdução
As enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas. Elas estão entre as biomoléculas mais notáveis devido a sua extraordinária especificidade e poder catalítico, que são muito superiores aos dos catalisadores produzidos pelo homem. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas.¹
Metodologia
Para a realização dos experimentos é etiquetado um tubo controle, e um tubo de ensaio para material que será utilizado. Serão utilizados batata, carne, fígado e folha. Em cada tubo é adicionado 2 ml de água oxigenada. Primeiramente é inserido um pedaço inteiro de cada material, logo em seguida é a hora de picá-lo e adicionar a outro tubo de ensaio. A carne é submetida a ação do calor até ficar bem assada, e é levada a outro tubo de ensaio. O fígado é macerado e colocado em outro tubo com 2 ml de água destilada. Em seguida é adicionado mais 2 ml de água oxigenada nos tubos.
Resultados e Discussão
Alguns minutos após os experimentos se é possível notar a velocidade de cada reação, como no caso do fígado, onde ele começa a espumar. A segui é listado na tabela a intensidade que ocorre em cada reação:
Material
Biológico
Inteiro
Picado
Assado
Macerado
Carne
2
3++
0
_
Fígado
4
4++
_
4++++++
Folha
1
2
_
_
Batata
1
4
_
_
0 - sem reação; 1- pouca reação; 2 - reação moderada; 3 - boa reação; 4 - reação muito intensa.
Conclusões
No fim de todo o processo percebemos que as reações ocorrem por conta da catalase², ocorrendo a liberação de oxigênio devido a quebra do peróxido de hidrogênio, presente na água oxigenada. No material picado a intensidade é maior, devido a maior área de contato.
Referências Bibliográficas
¹ Enzimas - http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/enzimas.htm
² Catalase - Grupo Escolar http://www.grupoescolar.com/pesquisa/catalase.html