CATALASE
02.INTRODUÇÃO
Os peroxissomos são pequenas vesículas citoplasmáticas, presentes no citoplasma das células vegetais e animais. Algumas das reações químicas , que ocorrem nos peroxissomos tem por função eliminação de substancias tóxicas, é a formação do (H2O2) denominada Peróxido de Hidrogênio ou Água Oxigenada. Sendo essa uma substância importante uma outra função desempenhadas pelos peroxissomos , que pode, por analogia, ser comparada com o que ocorre quando se aplica água oxigenada em ferimentos e lesões cutâneas.
Os peroxissomos são caracterizados pela presença de dois tipos de enzimas, sendo elas as Oxidases e as Catalases . As oxidases, é um tipo de enzima que catalisa uma reação de oxidação, bem como de redução, que envolve o oxigênio molecular (O2) como aceptor de elétrons. Ocorre, que nessas reações o oxigênio é reduzido a água (H2O) ou a peróxido de hidrogênio (H2O2). Sendo as oxidases uma subclasse das oxidorredutases.
A catalase é uma enzima intracelular, sendo encontrada na maioria dos tecidos. Ela é que decompõe o peróxido de hidrogénio (H2O2) ,segundo a reação química 2 H2O2 → 2 H2O + O2. Esta enzima pode ser encontrada nos peroxissomas em animais e plantas , nos glioxissomas (somente em plantas) e também no citoplasma de procariontes. A enzima catalase tem por função tanto como decompor a reação (H2O2), assim formando água, como função de catalisar a peroxidação de substratos hidrogenados. Elas também pertencem à subclasse das enzimas oxidorredutases ,que usam o peróxido como aceitador de electrões e também como doador eletrônico .Sendo ela uma peroxidase.
Os peroxissomos sintetizam suas enzimas nos polirribossomos livres no citoplasma. Onde há uma pequena sequência de aminoácidos localizada próximo à extremidade carboxila da molécula enzimática, que é a responsável por determinar o destino dessas moléculas.
• Objetivo
Observar a atividade da catalase em tubérculo de batatinha.
03.MATERIAL E MÉTODO
•