O carteiro de Pablo Neruda 10º ano
Momentos essenciais e emocionantes
(nome aluno) - 30 de November de y
Momentos essenciais
1. Mario Jiménez torna-se carteiro.
Mario Jiménez, um jovem pescador, decide um dia que não foi talhado para as lides do mar e resolve abandonar o seu ofício para se converter em carteiro. Torna-se assim no carteiro do poeta Pablo Neruda, o único que recebe e envia correspondência na Ilha Negra.
2. Desenvolvimento da relação entre Mario e Pablo Neruda
Mario começa a ler a poesia de Neruda que começa a despertar-lhe sentimentos muito próprios. Não conseguindo resistir-lhe, começa a viver intensamente não só as metáforas que dão um sentido inesperado à sua vida, mas vai também ganhando consciência política.
3. Abordagem de Mario a Beatriz Gonzaléz
Inicialmente o amor de Mario por Beatriz parece não ser correspondido. Com o que tinha aprendido com Neruda, nomeadamente as metáforas, consegue conquistar a jovem, falhando no entanto obter o consentimento da mãe desta.
4. Neruda em campanha eleitoral
Skármeta conta-nos a história de Mario a par e passo com a de Neruda, comunista assumido, galardoado em 1971 com o prémio Nobel da Literatura, com a de Salvador Allende, o primeiro marxista a ser eleito democraticamente em todo o mundo ocidental. Neruda anda em campanha eleitoral e é um forte candidato, mas com receio das responsabilidades desiste em prol de Allende.
5. Desenvolvimento da relação entre Mario e Beatriz
As metáforas servem os desígnios do amor e Mario acaba casado com Beatriz González e Neruda como testemunha. Durante a cerimónia, o poeta recebe a notícia de que será Embaixador em Paris.
6. Partida de Neruda para Paris
Com a sua partida, Mario entrega-se a sentimentos de revolta com a vida e com a sua condição de explorado.
Neruda pede entretanto a Mario que lhe envie os sons da sua terra e este decide juntar um poema da sua autoria à gravação. Mostrando sempre gratidão e admiração pelo poeta, Mario