REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:Uma leitura segundo Eric Hobsbawn no livro "As Eras das Revoluções"
Juarez Viana da Silva2
Resumo: A Industrialização teve seu inicio por volta de 1780 a 1800 na Inglaterra com uma transformação rápida, fundamental e qualitativa de uma economia fisiocrata ou capitalista manufatureira para a capitalista industrial, baseada nas ferrovias e na indústria de maquina pesada. Tem como objetivo mostra que provavelmente foi o acontecimento mais importante da história do mundo depois invenção da agricultura e das cidades. Na busca do beneficio práticos como: atividades industriais e suas fases, aumento da infraestruturas, lucro, dinheiro como relação de poder, inovação, fontes de energias, função da agricultura e da mão-de-obra, Portanto, foi uma revolução que transformou os aspectos político, econômico e social. O presente trabalho visa expor as atitudes, modos, relações que esta Revolução Industrial proporcionou para a evolução da sociedade em globalização.
Palavras-chave: Industrialização. Inovação. Energia. Agricultura.
1. INTRODUÇÃO
Este documento trata sobre a Revolução Industrial, iniciada na Idade Moderna que transformou a sociedade, a economia e a política.
Com o objetivo de auxiliar a compreensão da Revolução industrial segundo Eric Hobsbawn no livro A Eras das Revoluções e conhecimento do artigo científico, analisou e contextualizou aspectos do inicio, expansão e explosão, desse sistema revolucionário na Inglaterra.
A realização deste documento com critério avaliativo surgiu da necessidade também de facilitar o entendimento sobre a redação do artigo cientifico, descrevendo em detalhes sobre a Revolução e sua conseqüência.
Embora o objetivo seja auxiliar a compreensão da Revolução e o conhecimento do artigo científico, aconselham-se consultar outras fontes sobre o assunto, observando a metodologia aplicada para mesma.
2. DESENVOLVIMENTO
No contexto da introdução da Revolução Industrial iniciada em 1760, tudo na