Casos de negociação
Alunos:
Caso 1:
a) Aponte as falhas do evento:
Falta de cumprimento das normas de apresentação por parte da funcionária;
Falta de iniciativa por parte do supervisor, pois este como responsável pelo andamento e clima organizacional de seu setor deveria ter tomado consciência e percebido anteriormente que algo estava estranho e dessa forma ter tomado uma atitude antes desse grande número de reclamações, ou seja, faltou percepção e atenção por falta do supervisor.
b) Como você trataria esse assunto se fosse o supervisor?
Primeiramente chamaria a funcionaria em questão para conversar em particular para não submetê-la a nenhum tipo de constrangimento perante seus colegas de trabalho, me dirigiria a ela de forma afável, exaltaria suas qualidades como profissional e elogiaria seu excelente trabalho, mas a lembraria que é necessário ter uma boa apresentação física e certos cuidados com higiene pessoal, pois estes quesitos fazem parte das normas da empresa.
c) Como você agiria se fosse um gerente superior ao supervisor?
Questionaria o supervisor de como ele pôde ter deixado a situação chegar a esse ponto e pediria a ele que aumentasse a atenção em relação ao que acontece com seus subordinados e que resolvesse o problema da melhor forma possível sem expor a funcionaria a qualquer tipo de constrangimento para não ficar caracterizado assedio moral.
d) Que tipo de competência deve prevalecer no caso abordado?
A competência que deve prevalecer aqui é a humana, pois isso será de suma importância quando o supervisor tiver que se dirigir a funcionária para explicá-la a situação, sendo necessário o cuidado com as palavras e a persuasão para convencê-la a mudar de postura.
Caso 2
a) Aponte as falhas do evento:
Uma das falhas é a falta de planejamento do supervisor em não ter encontrado tempo para revisar e filtrar o trabalho de seu colaborador, porque por mais capacitado que ele