Estudos de Casos da negociação
Trabalho em grupo
Imagine que você é um profissional bem-sucedido no que faz e por isso está com excesso de recursos financeiros. Em bom português: você tem muita grana!
Imagine agora três situações distintas de negociação:
1) Você está negociando a venda de seu carro usado para seu melhor amigo (é um carro caro, está em muito bom estado e você deseja um preço “justo” por ele).
Primeiramente procuraríamos saber o poder de compra de nosso amigo, segundo mencionaríamos todos os benefícios que o carro traria a ele, sempre colocando pontos positivos do carro, como um excelente custo benefício, conforto, baixo consumo e ótimo valor de revenda, falaria também de todas as revisões em que fiz na concessionaria, pneus recentemente trocados, ipva total já pago e sempre citando em que ele andaria por muito tempo sem ter gastos. Terceiro, Com ele já convencido em que irá fazer uma excelente compra falaria a ele que se ele pagar à vista daríamos 5% de desconto e ainda a transferência a ele.
2) Você está comprando um carro usado de um revendedor que parece confiável, mas cujas pessoas você não conhece.
Primeiramente procuraríamos saber mais informações sobre este revendedor e sua índole no mercado, Segundo faríamos uma pesquisa de mercado sobre este carro em interesse verificando preço, benefícios, consumo, valor de revenda e etc. Terceiro, levaríamos o carro no mecânico para verificar possíveis problemas . Quarto, levaríamos o carro em interesse para uma vistoria completa verificando se já foi batido, leilão, enchentes etc. Com tudo ok, começaríamos a negociar o preço do veiculo como desconto para pagamento avista, parcelado e etc. Com tudo verificado e com um bom desconto avista ou parcelado certamente estaremos fazendo um excelente negocio.
3) Você está comprando um carro de seu querido irmão mais novo, que está precisando vendê-lo imediatamente para aplicar o dinheiro na entrada do apartamento tão desejado há tanto tempo!
Agora responda a