A negociação - estudo de caso
434 palavras
2 páginas
Percebemos no filme que a informação é o primordial. Em diversas cenas o negociador utiliza este recurso para se aproximar do interlocutor. Em qualquer negociação é necessário criar vínculo com a pessoa que iremos negociar ao conhecer seus interesses, motivações e suas reais necessidades, com a finalidade de obter êxito em suas ações, com um resultado favorável aos dois lados envolvidos. Podemos citar uma das primeiras cenas onde ele busca obter toda informação possível sobre o sequestrador, para assim desenvolver uma conversa com o mesmo, na tentativa de ganhar tempo, o que neste tipo de situação é valiosíssimo. No entanto uma das informações obtidas pela sua equipe e transmitida ao negociador está incorreta, causando transtornos à negociação. Para contornar a situação o policial utiliza seu poder de convencimento, para manipular o sequestrador, entrar no apartamento e através de gestos e sinais se comunica com sua equipe que está estrategicamente localizada para imobilizar o raptor e dar fim ao sequestro.
Outro fato importante é quando ele retém as informações necessárias para verificar se o seu negociador está com o verdadeiro informante, o qual ele solicitou, questionando o mesmo por telefone e confrontado as respostas do suposto informante com as informações que ele sabe que são corretas.
Sempre em suas negociações Danny Roman deixa claro que necessita de tempo para ter um diálogo bem sucedido. Percebemos na primeira cena onde ele pede tempo para negociar antes dos policiais invadirem o apartamento onde o sequestrador faz sua filha como refém, e na cena em que o policial é acusado injustamente e faz vários reféns para ganhar tempo, onde com o seu poder de persuasão comoveu seus colegas de farda impedindo até mesmo que atirassem em sua cabeça e acabou descobrindo a verdade através da confissão do principal refém, envolvido na armação contra o negociador.
A comunicação Não-Verbal também foi de vital importância nas negociações feitas por