Trabalho de química tecnológica i
Notação de Lewis: A notação de Lewis é uma forma de representar ligações químicas, que consiste numa representação esquemática da camada de valência de cada átomo, isto é, representa-se o símbolo do elemento rodeado dos elétrons de valência. A notação de Lewis baseia-se na teoria de que certos átomos podem alcançar a estabilidade através do compartilhamento de elétrons ficando com uma estrutura estável, igual á de um gás nobre, ou seja, oito elétrons na última camada. Esta representação permite prever a formação de ligações químicas entre os átomos. Com isso, podemos saber se as ligações covalentes que existem dentro das moléculas são simples, duplas ou triplas.
Ligação Iônica: A ligação iônica consiste em um tipo de ligação química baseada na atração eletrostática entre dois íons ( que são átomos em desequilíbrio elétrico e apresentam carga positiva ou negativa) carregados com cargas opostas. Essa ligação é a única em que a transferência de elétrons é definitiva. Os compostos iônicos, em geral, apresentam altos pontos de fusão e ebulição, são sólidos, duros e quebradiços e solubilizam-se facilmente em solventes polares. Na formação da ligação iônica, um metal doa um elétron, devido a sua baixa eletronegatividade formando um íon positivo ou cátion. Geralmente ligações iônicas se formam entre um metal e um ametal. O átomo do ametal tem uma configuração eletrônica semelhante a de um gás nobre, quase totalmente preenchida de elétrons. Eles têm alta eletronegatividade, e facilmente ganham elétrons formando um íon negativo ou ânion. Os dois ou mais íons logo se atraem devido a forças eletrostáticas. Ligações desse tipo são mais fortes que ligações de hidrogênio, e têm força menor que as ligações covalentes.
Energia reticular: A energia reticular é definida como a energia necessária para dissociar completamente um mol de composto iônico sólido nos seus íons em estado gasoso. A energia reticular dos compostos iônicos consiste numa medida da estabilidade