caso sernambetiba
A Serbambetiba é uma empresa muito bem sucedida. Sua diretoria é democrática e aberta a discussões. Um problema que aflige a diretoria é qual das técnicas de Desenvolvimento Organizacional poderia ser aplicada para mudar e arejar a cultura da empresa. O diretor de Recursos Humanos, Bernardo Neves, preparou um trabalho para mostrar em uma reunião de diretoria as características de cada técnica de Desenvolvimento Organizacional para ajudar os demais diretores na decisão. O que você faria?
Estamos em uma área de instabilidade e de mudanças que requerem pessoas e organizações dinâmicas, flexíveis e inovadoras. Os novos tempos exigem novas organizações e uma nova postura das pessoas. Os ambientes exigem organizações mecânicas, enquanto os ambientes mutáveis exigem organizações orgânicas. Com a área da informação, as mudanças se aceleram e os mundos dos negócios se transformam em um ambiente instável e turbulento, levando à necessidade de organizações orgânicas flexíveis que a melhor se ajustam as novas características ambientais. O modelo orgânico de organização passou a ser necessário para o ambiente fluido e mutável.
As características do modelo orgânico passam a ser:
Redução dos níveis hierarquias e descentralização
Cargos mutáveis e constantemente redefinidos
Tarefas cada vez mais complexas e diferenciadas, não mais individualizadas mas desempenhadas em equipe multifuncional
Interação constante para a busca da eficácia
Órgãos flexíveis e mutáveis casa vez mais substituídos por equipes
Enfim, um modelo dinâmico e inovador na busca de flexibilidade e adaptação ao mundo exterior.
Conceito de Organização
Uma organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente. Toda organização atua em determinado meio ambiente e sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio. Assim, ela