Caso Sabó
2) Vide diagrama em anexo.
3) Vide diagrama em anexo.
4) Com o avanço do processo de globalização e com boa parte da economia brasileira passando por uma crise, a Sabó, que é uma empresa familiar, buscou sua sobrevivência através de uma ação contrária ao que o mercado de autopeças estava buscando. Essa estratégia, considerada por muitos como agressiva tinha o intuito de atuar em outros países e foi construída considerando o público alvo, a concorrência, as tendências de mercado bem como os produtos.
Atualmente, a empresa possui foco no cliente e busca diferenciação no mercado, oferecendo produto de altíssima qualidade no menor tempo. Isso foi possível através da implantação do trbalho por células de gestão.
5) A Sabó tinha como motivação para a sua internacionalização, a atuação direta em países onde haviam sede de seus concorrentes e cliente, pois lá também encontravam-se os centros de decisões das grandes montadoras. Com a compra da Kaco, a Sabó atingiu seu objetivo. A estratégia da Sabó tinha como finalidade identificar e satisfazer as necessidades de seus maiores clientes, dessa forma, essa ação caracteriza-se como marketing de relacionamento.
6) O que deve ser levado em conta se as indústrias de mercados emergentes têm condições de serem competitivas no cenário internacional