Osteoporose
Nomes: Paula Fortunato Blois Ítalo Viana Vitor Cunha
Rio de janeiro
Maio de 2014
Osteoporose
Osteoporose é uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas.
Para relembramos que os ossos são compostos de uma matriz na qual se depositam complexos minerais de cálcios, e eles estão em constantes processos de renovações, já que são formados por células chamadas osteoclastos, que reabsorvem as áreas envelhecidas e por outras, os osteoblastos, que produzem ossos novos.
Com o tempo a absorção das células velhas aumenta e a de formação de novas células ósseas diminui. O resultado é que os ossos se tornam mais porosos, perdem a resistência. A osteoporose pode ser responsável por fraturas espontâneas ou causadas por pequenos impactos. Na maioria dos casos,a osteoporose é uma condição relacionada com o envelhecimento. Atinge principalmente as mulheres depois da menopausa por causa da queda na produção de estrógeno.
Causas e fatores de risco:
História familiar da doença;
Pessoa de pele branca, baixas e magras;
Asiáticos;
Deficiência na produção de hormônios;
Alimentação deficiente em cálcio e vitamina D;
Baixa exposição à luz solar;
Sedentarismo;
Tabagismo;
Consumo de álcool;
Algumas doenças reumatologicas, endócrinas e hepáticas;
Sintomas:
É uma doença de instalação silenciosa. O primeiro sinal pode aparecer quando ela está numa fase mais avançada e costuma ser a fratura espontânea de um osso. As lesões mais comuns são as de vértebras (diminuição da estatura) ,por compressão, fraturas de fêmur, punho e costelas.
Diagnósticos:
É a densidade óssea por raios X, ele possibilita medir a densidade mineral do osso na coluna lombar e no fêmur para compará-la com valores de referência pré-estabelecido. Os