Universitario
A teoria ou hipótese Gaia, diz que o mundo e um imenso organismo vivo que e capaz de se modificar e caso haja necessidade se remodificar a fim de garantir sua sobrevivência. Se formos pensar dessa forma poderíamos claramente compara-las com o corpo humano, uma vez que o corpo humano possui vários micros organismos capaz de se reestruturarem ou refazerem as estruturas do corpo com o intuito de assegurar a sobrevivência do próprio corpo.
Esta teoria tem quase o mesmo sentido, segundo eles o mundo e capaz de mudar o clima o ambiente, controlar pragas e doenças, amenizar consumos para que não fique escasso, organizar e controlar espécies para que vivam sem degradar o planeta e sem degradar umas as outras, tudo isso com o intuito de garantir a continuidade da vida no planeta e ou da existência do próprio planeta. Uma dos primeiros argumentos que comprovam esta ideia e o próprio oxigênio, se não fosse continuamente reciclado através de processos biológicos (uma vez que o próprio oxigênio se mistura muito facilmente com outros elementos) com o passar dos anos resultaria em seu desaparecimento, por que não atribuir esta auto reciclagem ao próprio planeta e a partir dai passar a categoriza-lo com um organismo vivo.
Com base nessas ideias, muitos cientistas, biólogos e ate mesmas pessoas ligadas ao misticismo, apoiam e atribuem a sua vida a Teoria Gaia, estes dois últimos como os primeiros a apoiarem a teoria, com seus interesses em preservar a vida e o planeta. Alguns desses que apoiam a teoria, ainda afirmam que o ser humano e um câncer, um organismo nocivo ao planeta, o que pode ate ser verdade se for levar em consideração o desmatamento, exploração de recursos ate sua extinção, problemas referentes ao aquecimento global entre outros. Se formos voltar a comparar o planeta com o corpo humano, podemos observar que o corpo humano após sofrer danos passa por um processo de “cura”, no entanto sabemos que esta cura nunca e rápida e um processo demorado, ou em