Formulário Respostas Caso Sabó
Data de Entrega:
27/04/2015
Curso: Especialização em Marketing Estratégico – Campus Praça da Liberdade
Disciplina: Estratégia Empresarial e Competitividade
Professor: José Coelho de Andrade Albino
E-mail: albino.albino@uol.com.br
RESPOSTAS – CASO SABÓ
Caso: Sabó
Aluno:
E-mail:
Telefone:
Carolina Mansur carolinamansur.em@gmail.com 31.8449-2568
Flávea Gomes flaveazg@hotmail.com 31. 9269-0701
Gabriela Carvalho gabrielacso@yahoo.com.br 31.9100-4200
Iara Mafra iaramp@gmail.com 31.9272-9013
Marina Schmidt marinaschg@gmail.com 31.9919-8952
1)
As novas montadoras queriam fornecedores que participassem do processo de produção das peças dos carros, como desenvolver um novo tanque que aceite gasolina e álcool (motores flex), as novas tendências tecnológicas (como híbridos, elétricos), desenvolver peças exclusivas, entre outras coisas. Elas também tinham preferência por um fornecedor que a atendesse em todos os países onde ela se localiza, tendência à padronização.
A Sabó se viu obrigada a se estabelecer mundialmente, pois os clientes eram internacionais, então ela foi para o exterior e sua primeira ação estratégica foi se estabelecer próximo aos seus concorrentes. Ou seja, a empresa tomou uma decisão estratégica de se internacionalizar para sobreviver, sendo a 1ª (primeira) empresa brasileira do setor a fazer esse movimento. O sucesso veio como consequência de muito profissionalismo, superação das dificuldades culturais, assim como dificuldades com o idioma. No entanto, a Sabó venceu essas barreiras e hoje é referencia em seu seguimento.
2)
A ameaça em relação aos novos entrantes nacionais não é tão grande, pois a Sabó está consolidada no cenário internacional, possuindo vantagem de custo. Em relação aos novos entrantes que atuem globalmente, a ameaça é maior, mas a empresa tem excelente acesso à distribuição, qualidade e bom atendimento. Em termos de rivalidade entre atuais concorrentes, a Sabó comprou fábricas no exterior, o