Caso Sabó
Data de Entrega:
02-05-2014
Unidade: IEC/PUC Master – Campus Praça da Liberdade/Unidade Rua Inconfidentes
Curso: MBA em Gestão Estratégica de Negócios
Disciplina: Estratégia Corporativa e Competitiva
Professor: José Coelho de Andrade Albino
LIVRO/CASO EM GRUPO
Caso Sabó
Nome
Henrique Marinho Silva de Oliveira
1) Como a estratégia de gerenciamento da cadeia produtiva utilizada pelas montadoras em seu processo de globalização afetou o processo de internacionalização da Sabó?
A tendência da globalização no setor de autopeças era de ter empresas multinacionais como parceiros em todos os locais que a montadora atuasse. As empresas locais apesar de supostamente grande no mercado local, poderiam se tornar menores e até desaparecerem como aconteceu com inúmeras empresas deste setor.
Com grande visão de mercado e com exportações para Europa desde 1.970, e demonstrando entendimento das tendências do seu mercado de atuação, em 1.993 veio a primeira oportunidade de internacionalização, onde comprou uma empresa Alemã que estava em concordata. Daí para outras plantas na Europa foram acontecendo bem como o crescimento para mercado americano.
A empresa tomou uma decisão estratégica, de se internacionalizar para sobreviver, foi a primeira brasileira a fazer este movimento e teve sucesso apesar do problema cultural e língua enfrentado, porem com profissionalismo e visão romperam estas barreiras.
2) Avalie o ambiente de negócios da empresa Sabó a partir das 5 forças competitivas de
Porter?
Rivalidade entre os componentes existentes
Buscou a diferenciação, sendo a primeira empresa nacional a buscar a internacionalização no mercado global comprando uma empresa Alemã a partir de um visão global e ótimo conhecimento do seu mercado.
Poder de Negociação do comprador
Com a expansão para mercado global, tornou maior, aproximou-se do seu cliente, demonstrando capacidade de produção e qualidade e teve sucesso na sua