Caso marines
As similaridades são percebidas começando pela semelhança da corporação com uma organização de gestão moderna, baseada no estímulo e exaltação da liderança, proatividade, delegação e participação de todos os envolvidos nas decisões. Também há o uso do planejamento estratégico, seleção e treinamento que estão entre as prioridades mais altas, bem como o fator motivacional constante.
As diferenças começam porque os métodos d seleção não podem ser utilizados pelas empresas, por serem bastante especifista, envolvendo provas d resistência física, dentre outros. Outra diferença e porque a corporação tem a cultura assumir sempre riscos altíssimos em suas decisões ao contrário do que devem fazer as empresas que precisam assumir riscos mais controlados.
2- Em sua opinião, é válido comparar a filosofia de administração de uma organização de combate com uma organização de negócios?
Sim, pois ambas envolvem uma filosofia de administrar situações que envolvem estratégia, planejamento, organização, liderança e controle. O quadro da gestão é muito parecido para ambos (corporação e empresa) pois o mundo dos negócios encontra-se extremamente competitivo, voraz, mutante e agressivo, exigindo pessoas com perfis proativos e dinâmicos.
3- Você acha que seria possível utilizar, em uma empresa, os método de seleção e treinamento e executivos dos marines? Como ficaria o planejamento e a organização? Quais suas sugestões para colocar essa idéia em práticas?
Exatamente igual não, pois é bem especifista no seu método militar. Entretanto, o método poderia ser adaptado para um contexto mais empresarial. Desta maneira, o planejamento e a organização para implantação deste método de captação, teria de ser cuidadosamente aplicado por especialistas que priorizassem a liderança, o autocontrole, o raciocínio lógico e rápido, sem envolver tanto o lado físico como ocorre na