Estruturas socias
Disciplina: Estruturas Socias e Sistemas Politicos
Professor: Francisco
Reflexão entre Estruturas Sociais e Mudanças Sociais e Politicas.
Juntamente com o conceito de cultura, estrutura social é um conceito definidor crucial para a sociologia como maneira de pensar a vida social. Todos os sistemas sociais a possuem e é este fato que permite explicar grande parte das diferenças entre eles e os padrões de comportamento humano que constituem o que conhecemos como vida social.
A estrutura de um sistema social pode ser analisada em termos de duas caracteristicas, relações e distribuição. As relações ligam entre si as varias partes do sistema e, e daí o sistema como um todo. As partes podem variar das posições que individuos ocupam a sistemas inteiros, como grupos, organizações, comunidades e sociedades. As relações que ligam as partes tem caracteristicas estruturais. (JOHNSON, 1997 p.154)
A segunda caracteristica estrutural de um sistema social inclui varios tipos de DISTRIBUIÇÃO. O PODER pode ser distribuido igualmente, como nas democracias, ou desigualmente, como na familia patriarcal tradicional. De maneiras análogas, podemos descrever a distribuição estrutural de varios outros produtos e recursos da vida social, da riquesa, renda e propriedades a prestigio e acesso a educação e aos serviços de saude. Podemos também examinar a distribuição de individuos entre as varias posições do sistema social – quantos estudantes há por professor, o numero de esposas ou maridos em um casamento ou números relativos de individuos nas varias ocupações. (JOHNSON, 1997 p.154)
A analise das mudanças sociais é inerente a todo trabalho sociológico simplesmente porque os sistemas sociais estão sempre em processo de mudança. E se queremos compreender como os sistemas sociais funcionam, ou se mantêm, uma boa forma de fazer isso, é procurar entender como tais sistemas mudam ou se dissolvem.
O interesse em estudar os sistema sociais, seus padrões de mudança, o