Apts libras
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO PEDAGOGIA
2ª Serie
ACADEMICOS:
ATPS –LIBRAS
Coronel Sapucaia – MS
2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO PEDAGOGIA 2ª Serie ACADEMICOS:
ATPS -LIBRAS
Trabalho realizado para fins de avaliação parcial da disciplinade Libras aplicado ao curso de Pedagogia, para interagir o significado do estudo, solicitado pelas professoras tutoras interativa e tutora presencial Angela Souza.
Coronel Sapucaia – MS 2012 INTRODUÇÃO O presente trabalho apresenta um estudo de cunho bibliográfico sobre o processo de alfabetização e letramento dos alunos com surdez, e visa compreender as peculiaridades envolvidas nesse fazer, tendo como objetivo ampliar os conhecimentos e concepções acerca da surdez e educação de surdos aos acadêmicos do curso de pedagogia. A escolha do tema se deu devido às dificuldades encontradas no cotidiano escolar, em como obter êxito nas práticas de alfabetização e letramento desse alunado, somando-se às dificuldades encontradas pelos alunos surdos em avançar da escolarização para a aprendizagem efetiva. Através de um breve panorama histórico buscamos conhecer a trajetória da educação de surdos e as mazelas nela contidas. Assim, delineamos as relações entre a linguagem e aprendizagem e as inter-relações dessas com o processo de alfabetização e letramento do aluno surdo no contexto da atividade proposta. Discutimos então neste estudo sobre alguns aspectos intrínsecos no processo de alfabetização e letramento desses sujeitos, e sobre as possibilidades de alfabetização e letramento para o educando surdo.
PRIMEIRO RELATÓRIO Reflexão sobre a surdez nas perspectivas médica, educacional e cultural, abrangendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Cultura Surda. Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais As Línguas de Sinais (LS) são as