apts libras
Os surdos na sociedade sempre tiveram dificuldade em interagir com o outro, hoje há grupos, escolas, informações específicas, para que possamos ter uma interação total com os surdos, sua própria linguagem possibilitou uma evolução social.
Esta linguagem foi reconhecida no Brasil há pouco tempo, se tornou lei em 2002, mais a comunicação por sinais já existiam há muito tempo. Os primeiros relatos foram datados de 5000 a.C. Eles eram vistos com seres místicos. No antigo Egito os surdos eram vistos como mensageiros dos Deuses. Já na Grécia e Roma, onde o belo e perfeito era primordial, os surdos, por serem caracterizados com defeituosos, não tinham direto se quer a vida, eram excluídos da sociedade.
Seguem sem direitos até o século VI, onde através do código Justiniano, os surdos ganham direitos à herança, matrimônio e a ter propriedades, porém apenas para os bens afortunados. Na idade moderna conquistaram mais direitos, surgiram os primeiros educadores e o alfabeto manual, o ensino era para os filhos da nobreza. Entre 1760 e 1880 surgem as primeiras escolas com o ensino para todos, com o método visual de sinais franceses através de abade Charles Michaelde L`Épée que voltou a sua atenção para obras de caridade em favor dos pobres. Os seus métodos de educação espalharam-se pelo mundo e o abade de L'Épée hoje é considerado um dos fundadores da educação para os surdos. Nessa mesma época, surgiam as primeiras escolas de método oral e surge uma discussão para adequar o melhor método a ser ensinado. No congresso de Milão de 1880 foi definido o método oral como obrigatório e isso casou um grande atraso e sofrimentos para os surdos daquela época. Com o fracasso do método oral, começou outra abordagem de ensino, a comunicação total com o uso da escrita, sinais, oralidade, figuras, mímicas entre outros. Hoje, o surdo é visto como uma pessoa bilíngüe, por ter duas línguas, a língua dos sinais como a principal, e a língua majoritária do país como a