Projeto Tania
Flávia de Nazaré Campos da Costa, Mauro Margalho Coutinho.
Pós-Graduação Latu Sensu em Redes de Computadores
Universidade da Amazônia (UNAMA)
Tv. Quintino Bocaipuva, 1808 – 66.035-190
Belém – PA – Brazil – www.unama.br
fnccosta@gmail.com, margalho@unama.br
Abstract. This paper describes a proposal...
Resumo. Este artigo descreve a avaliação de desempenho de um servidor de terminais remotos para uso no TANIA, um projeto útil às pessoas portadoras de necessidades especiais fazendo uso de computadores obsoletos, os quais são descartados à medida que novos softwares pedem maior poder de processamento. Tornando-se obsoletas para alguns serviços, essas máquinas podem ser utilizadas perfeitamente em outras atividades que exijam menos recursos, por exemplo, terminais informativos. Há um sistema baseado em GNU/Linux com a finalidade de reaproveitar computadores defasados, chamado Linux Terminal Server Project ou LTSP, o qual conecta máquinas clientes de baixos recursos a um servidor robusto, com a finalidade de proporcionar um ambiente de trabalho remoto eficiente.
1. Introdução
A evolução de software tem exigido um maior poder de computação dos microcomputadores. A cada lançamento dos sistemas operacionais e de novos programas é necessário que o hardware acompanhe esse progresso com mais capacidade de processamento e memória. A atualização rápida da informática tem vantagens indiscutíveis, porém também deixa uma problemática relacionada ao que fazer com as máquinas obsoletas.
A partir dessa problemática, a comunidade de software livre desenvolveu um sistema denominado LTSP (Linux Terminal Server Project – Projeto Servidor de Terminais baseado em Linux), uma tecnologia que permite o uso simultâneo das aplicações disponíveis no servidor por estações de trabalho com pouco recurso. O servidor LTSP fica com a maior carga de processamento uma vez que as