Teste
“Dilemas e Decisões de Carreira de Antonio Cataldi”
(Teaching Case)
Marcello Calvosa*
E-mail: mcalvosa@usp.br
Rio de Janeiro / Brasil
*Professor Adjunto do DCAC / UFRRJ
Doutor em Administração FEA / USP
Sócio-diretor da Primatus – Educação Executiva
Professor e Conteúdista da HSM Educação
Glossário
Abordagem de carreira: É uma grade divisão do modo como o indivíduo se posiciona em relação à maior ou menor dependência dele ao plano de carreira instituído pela organização. O tema carreira possui duas principais abordagens contemporâneas: a tradicional (maior dependência organizacional) e a sem fronteiras (menor dependência organizacional).
Carreira: É uma sequência de atitudes e comportamentos associada com experiências e atividades relacionadas ao trabalho, durante o período de vida de uma pessoa, se constituindo um percurso a ser trilhado pelo próprio indivíduo ou da visão desse compartilhado com a organização.
Campos do planejamento de vida: São áreas específicas em que o indivíduo, ao planejar a sua vida, lança as suas prioridades ou verifica aspectos que estão sendo negligenciados para uma vida plena e harmônica, sobretudo, contemplativa no longo prazo. Dividem-se em campos (ou aspectos), tais como: material, físico, emocional, intelectual, social e espiritual. Dificilmente um indivíduo terá a sensação de felicidade se negligenciar uma dessas áreas por um período de tempo prolongado.
Carreira sem fronteiras: Opção de carreira em que o indivíduo deixa de ter uma visão do desenho de carreira tradicional e é encorajado a criar e desenvolver seus projetos de carreira, estabelecendo uma relação aberta com a organização. O empregado passa a autogerenciar a sua carreira e pode não se limitar a ter relações comerciais com um único empregador.
Carreira proteana: É um tipo de desenho potencializado de carreira sem fronteira em que o indivíduo é o único responsável pelo gerenciamento de sua carreira, não mais a