Caso marines
Seria possível utilizar, em uma empresa, os métodos de seleção e treinamento de executivos Marines? Quais as sugestões para colocar essa idéia em prática? Sim, só acho seria necessária um adaptação da realidade da guerra militar, que envolve uma capacitação física, tática e operacional com a guerra dos negócios, é necessário rever essa realidade. Dito isto, observar a figura do líder na organização, estimular as sugestões espírito crítico, a possibilidade de haver palestras e treinamento do meu gestor com um Marine.
As organizações militares são cercadas pelo mito da hierarquia, segundo o qual as ordens não podem ser questionadas pelos subordinados. Quais as vantagens e desvantagens de estimular o espírito crítico e o questionamento das decisões nas organizações? Desvantagens: são os conflitos, a falta de maturidade para essa liderança e envolver assuntos pessoais e profissionais. Vantagens: motivação, aumento da criatividade, agregar valor a ação determinada.
Algumas pessoas argumentam que disciplina, nas organizações militares convencionais, não é verdadeiramente disciplina. Trata-se apenas de obediência cega. Disciplina é diferente de obediência? Por quê? SIM. Obediência: Preso ao comando; Liderança: são métodos a serem seguidos (rígidos ou flexíveis) para alcançar o objetivo.
As regras de disciplina e hierarquia são regras plenamente transparentes em uma empresa ou a rivalidade e competitividade pode passar por cima destas regras? Justifique Não, o ser humano é inconsistente, a sociedade é dinâmica e as organizações não acompanham as mudanças.
Se possível, você gestor, gostaria de ter um gerente ou executivo trabalhando em sua empresa que tenha sido um Marine? Por que? Sim.