Programação linear
INTRODUÇÃO:
A programação linear é uma das muitas técnicas analíticas recentemente desenvolvidas que se têm mostrado úteis na resolução de certos tipos de problemas empresariais. Esses métodos quantitativos de resolução de problemas, como muitos aplicados na pesquisa operacional, são baseados em conceitos matemáticos e estatísticos. Considerando que a programação linear é somente um “modelo”, um método apropriado de utilização da programação, seria a sua utilização dentro da estrutura mais extensa do processo de tomada de decisão administrativa.
Objetivos para o estudo da programação linear:
a) reconhecer os problemas que passíveis de análise pelo modelo;
b) auxiliar o analista no estágio inicial da investigação;
c) avaliar e interpretar inteligentemente os resultados;
d) aplicar os resultados com a confiança que é adquirida somente com a compreensão dos problemas e dos resultados envolvidos.
Áreas de aplicação da programação linear:
a) problemas de alocação, ou seja, problemas envolvidos na alocação de recursos escassos entre fins alternativos, de acordo com algum critério.
b) Problemas complexos de alocação que não podem ser resolvidos satisfatoriamente com as técnicas analíticas convencionais.
Alguns exemplos de problemas de alocação:
a) determinação dos produtos a serem fabricados, a composição da produção, planejada levando em consideração a demanda esperada, a adequabilidade e as capacidades da produção e facilidades de distribuição, as diretrizes administrativas, tais como a política sobre os produtos levados até o término da linha de produção. Com o objetivo de maximizar os lucros.
b) Problemas de mistura ou combinação de ingredientes utilizados na fabricação dos produtos, tendo em vista a disponibilidade e os custos relativos dos ingredientes, qual a