Caso Fujitec
1. Quais foram os fatores que contribuíram, de forma significativa, para a decisão de ingresso da empresa no mercado externo (porque internacionalizar)?
O entendimento por parte dos sócios de que, a empresa atuava em um nicho estreito de mercado e precisava não apenas diversificar o produto mas expandir mercado. O fato de possuírem competência técnica e científica, e de terem sido procurados por empresas de outros países para estabelecer parcerias, bem como serem indicados/divulgados por empresas multinacionais também foram fatores fundamentais.
2. O modo de entrada da Fujitec na Itália poderá ser replicado em outros mercados no exterior? Porque?
Sim, pois surgiu de uma parceira com uma empresa estrangeira, que possibilitou essa abertura. Como no caso da Fujitec, clientes nacionais podem indicar produtos ou serviços brasileiros a empresas de outros países. Assim como subsidiárias de empresas multinacionais no Brasil podem divulgar para outras subsidiárias no exterior. E isso ocorre quando há satisfação neste produto ou serviço, é claro.
3. Depois de identificar o mercado norte-americano como mercado-alvo, a direção da empresa aponta a América Latina como mercado potencial para seus serviços. A Fujitec deveria concentrar seus esforços de venda nesse mercado ou tentar explorar, de forma sistemática, todas as oportunidades que surgissem ao mesmo tempo? Justifique.
Por se tratar de uma empresa pequena, a questão dos recursos disponíveis é um fator limitador muito importante. Nesse sentido, acredito que a empresa deveria avaliar quais os mercados em que possui maiores chances de penetração, a fim de angariar maiores recursos e posteriormente expandir seus mercados, reduzindo riscos.