empreendedorismo
O empreendedor que tem uma nova ideia é sempre movido pelo amor e pela paixão, mas, mesmo assim, é preciso que ele converse sempre com outros pares (amigos empreendedores) sobre o projeto. É importante que a ideia gere uma série de questionamentos, afinal, é com a finalidade de atender determinado público que ela foi concebida.
O sucesso de uma ideia depende das respostas a serem dadas às questões a seguir:
Qual o tamanho do mercado?
Quais são os clientes para esse serviço ou produto?
Quais são meus concorrentes?
Esse mercado está em crescimento ou estagnação?
Fonte de novas ideias
Os empreendedores de sucesso normalmente estão atrás de novas ideias de negócios e buscam oportunidades o tempo todo. Ainda de acordo com Dornelas (2008), novas ideias surgem quando a mente está aberta para que isso seja absorvido. A mente preparada para ver uma oportunidade de mercado por meio de uma ideia é uma mente questionadora e inquieta.
Como as informações estão disponíveis para todos o tempo todo, é preciso que o empreendedor esteja sem muito bem informado.
Dentro das empresas, podemos usar técnicas de administração para instigar o desenvolvimento da ideias, como o brainstorming.Para Dolabela (2008), são fontes de ideias:
Ler revistas de negócios.
Visitar universidades e institutos de pesquisas.
Ir a feiras e exposições.
Observar negócios existentes.
Estudar franquias e patentes.
Ler sobre licença de produtos.
Empregos anteriores – Um grande número de negócios é iniciado por produtos ou serviços baseados em tecnologia e ideias desenvolvidas por empreendedores enquanto eram empregados de outros.
Contatos com compradores de grandes empresas – Eles ajudam a identificar imperfeições e inconsistências em produtos e serviços, indicar quais são adquiridos fora e podem ser oferecidos ou produzidos localmente.
Contatos profissionais – Advogados de patentes, contadores, bancos, associações de empreendedores.
Consultoria – Prestar serviços a empresas