Acadêmica
O Projeto Mantas do Brasil, é realizado pelo instituto Laje Viva, no qual é patrocinado pela Petrobrás, por meio da Petrobrás Ambiental, que visa ampliar o número de pesquisadores e disseminar o conhecimento sobre as raias mantas gigante.
A laje de Santos abriga uma grande biodiversidade fascinante pelas belezas naturais. A parte rochosa que fica acima do mar acolhe aves marinhas que aproveitam o local para pouso e reprodução. Já no fundo do mar, encontramos cardumes, tartarugas, entre outras espécies. O que chama muito a atenção é a presença da Raia Manta, capaz de impressionar pela sua grandeza, apesar de possuírem um tamanho enorme, eles são sociáveis e não possuem ferrão. O encontro com estes animais pode levar horas ou até mesmos dias, já que a espécie corre risco de extinção.
O projeto visa ampliar seus conhecimentos sobre a Raia Manta (Manta birostris) no Litoral brasileiro, estimando o tamanho populacional destes maravilhosos animais, determinando assim suas rotas migratórias na costa brasileira e ainda buscando a conscientização sobre a necessidade da preservação das raias mantas e do uso sustentável de nosso litoral como seu habitat.
A Laje de Santos, a 25 km da costa, é o único ponto do Oceano Atlântico em que as raias mantas vêm de forma sazonal. Para contribuir com a preservação da espécie e estudar seu comportamento migratório, a ONG Instituto Laje Viva, desenvolve desde 2003 o Projeto Mantas do Brasil, o mesmo visa obter informações mais detalhadas sobre o comportamento desses animais com o uso de telemetria por satélite o chamado “tagueamento”, uma espécie de localizador espetado nas costas da raia com uma lança especial.
Não se sabe quase nada sobre as raias. O trabalho pretende levantar o tamanho populacional e a longevidade da espécie. Os integrantes da equipe fazem foto-identificação da raias que passam pela Laje, para assim poderem identificar e documentar as tais. A diferenciação é feita pelas manchas que