Padronização HCl
Padronização da solução de HCl
IQA 243 – Química Analítica Experimental II
Professora: Zélia T. Custódio Leite
Aluno: Ully Siqueira de Souza
Experimento realizado em: 19/03/2014
Data de entrega do relatório: 26/03/2014
1) Introdução
As titulações são amplamente utilizadas em química analítica para determinar a concentração de uma substância em solução e constituem o método da titulometria. Essas titulações são baseadas em uma reação entre o analito (substância cuja concentração se quer determinar) e um reagente padrão conhecido como titulante.
A reação deve ser de estequiometria conhecida e reprodutível, onde a substância a ser titulada reaja essencial e completamente com o titulante em proporções estequiométricas e no ponto de equivalência (ponto em que se completa a titulação) haja alguma alteração na propriedade física ou química da solução. Em qualquer titulação, esse ponto, experimentalmente chamado de ponto final, é assinalado pela variação da cor de um indicador ou da resposta de um instrumento analítico.
Solução padrão é aquela cuja concentração é conhecida com grande exatidão. A exatidão da solução padrão limita a exatidão do método analítico. Uma solução padrão pode ser obtida de duas maneiras: pelo uso de um padrão primário como soluto (criando uma solução padrão primário) ou pela padronização de uma solução de concentração aproximadamente conhecida utilizando uma solução padrão primário como titulante (criando então uma solução padrão secundário). A partir de uma titulação com uma solução padrão podemos criar sempre uma solução também padrão, mas de índice inferior à do titulante. No caso desse experimento, a titulação do HCl com uma solução de NaOH padrão secundário gera uma solução de HCl padrão terciário que se fosse utilizada para outra titulação geraria um padrão quaternário e assim por diante. O NaOH foi antes padronizado com biftalato de potássio (C8H5KO4), um