Padronização do hcl
QUÍMICA EXPERIMENTAL II
Padronização de uma Solução de HCl
KAMILLA BORATTI VILELA
LETÍCIA SANTOS CARVALHO
THAMYRIS PEREIRA MENDONÇA
VALÉRIA DALBON DE SOUZA
Professor: Melchior
Poços de Caldas-MG
21 de Janeiro de 2013
Introdução
A concentração de uma matéria indica a quantidade de soluto que há em uma determinada solução, porém, quando essa matéria não é exatamente conhecida é necessário que seja feita a sua padronização a partir de uma substância.
A titulação é um método analítico empregado na padronização de soluções, e possui a finalidade de determinar a real concentração da matéria. Na titulação, a solução de concentração conhecida (solução titulante), é adicionada à solução cuja concentração se pretende determinar (solução titulada). Assim sendo, a equivalência da reação, designada por reação de neutralização, é apontada pela variação de uma propriedade física ou química da solução através de indicadores ácido-base.
As titulações de neutralização são aquelas nas quais os íons hidrogênio hidratado, são titulados com íons hidroxila, ou vice versa através da reação:
H3O+ + OH- ↔ 2 H2O
Substâncias padrão primário são aquelas que possuem alto índice de pureza, alto peso molecular, além de não serem higroscópicas e estáveis em condições ordinárias. Já substâncias padrão secundário são aquelas em que se permite preparar uma solução titulante em que sua concentração é determinada através da comparação (padronização) contra um padrão primário.
Para se medir o pH ou o pOH de uma solução utilizam-se os chamados indicadores ácido-base, ou seja, substâncias que revelam a presença de íons livres ao mudar de cor em função de concentração de H+ e de OH-. Dentre os principais indicadores temos a fenolftaleína (rosa em meio alcalino e incolor em meio ácido) e o alaranjado de metila
(amarelo em meio alcalino e vermelho em meio ácido).
O alaranjado de metila, utilizado no