Fuzzy zadeh
A palavra “Fuzzy” traduzida da língua inglesa significa difuso, confuso, vago. A Lógica que recebeu este nome é devido ao fato de trabalhar com valores imprecisos. A Lógica Fuzzy ou também conhecida como a Lógica Nebulosa foi introduzida oficialmente no mundo científico na década de 60, pelo professor Lotfi Zadeh, da Universidade de Berkeley, Califórnia, EUA que considerou a atual rigidez da teoria clássica de conjuntos e subconjuntos era incompatível com os sistemas especializados e inteligência artificial que na qual ele trabalhava na época. Necessitando de uma ferramenta mais flexível ele sugeriu uma alternativa proporcionando desta forma novos parâmetros conceituais relacionados à teoria dos conjuntos matemáticos, recebendo então o nome de Lógica Fuzzy.
Segundo Cox (1995), anteriormente a Aristóteles já existiam os conceitos básicos que diferenciavam a lógica fuzzy da lógica clássica ou booleana, mas somente no século XX foram aprofundados os estudos dessa teoria, também chamada de lógica nebulosa. Com a evolução dos estudos foram implementadas uma infinidade de aplicações da lógica fuzzy nas mais diversas áreas do conhecimento humano.
A característica especial de Lógica Fuzzy é a de representar uma forma inovadora no manuseio de informações imprecisas, de forma muito distinta da teoria de probabilidades. A Lógica Fuzzy provê um método de traduzir expressões verbais, vagas, imprecisas e qualitativas, comuns na comunicação humana em valores numéricos (MARÇAL e SUSIN, 2005).
Deste modo, é possível se converter toda a experiência humana em uma forma compreensível pelo computador. Assim, a tecnologia possibilitada pelo enfoque fuzzy, tem um imenso valor prático, pela qual se torna possível a inclusão da experiência de operadores humanos, os quais controlam os processos e plantas industriais, em controladores computadorizados, possibilitando estratégias de tomadas de decisão em problemas complexos ou