politica na empresa
Resumo:
Cornelius Vanderbilt era um homem de negócios ousados, pronto para usar qualquer meio para seguir em frente, tinha um traço competitivo e uma dureza definindo seu caráter. Quando jovem comprou um barco, e logo reconheceu que esse setor ia crescer, assim investindo em infra-estrutura e transformando em uma frota transportando carga e passageiros por todos os lugares do país, conseguindo em 40 anos a maior frota marítima do mundo.
Ele notou que um novo setor havia de dar mais lucro e de crescer nos próximos anos, assim vendendo toda sua frota marítima para investir em ferrovias. Com isso, no final da guerra, Vanderbilt era o homem mais rico dos Estados Unidos. Ele tinha um método pioneiro na época para ganhar seus concorrentes chamado tomada hostil, comprava a maior parte das ações das empresas, assim conseguindo o controle das mesmas. Quando seus concorrentes não entravam em acordo, ele bloqueava as linhas que lhe eram pertencentes e seus concorrentes necessitavam de usar, contendo a única ponto que ligava o interior do país até a cidade de Nova York, assim os concorrentes não conseguiam escoar sua carga até o destino, assim eles perdiam dinheiro e suas ações abaixavam, favorecendo a compras das mesmas.
Com a necessidade de mais carga para transportar, pois o setor ferroviário estava em um enorme crescimento, Vanderbilt então viu a necessidade de buscar novos mercados, novas fontes de cargas, para manter seus vagões sempre cheios, vendo essa oportunidade no petróleo, um setor que estava crescendo muito, pois dessa matéria prima se conseguia querosene, produto que servia para a iluminação noturna das cidades, notou então que havia uma refinaria perto de uma linha ferroviária que o pertencia, que o dono se chamava Rochefeller, o convocando para uma reunião de negócios.
Nome do filme: Gigantes da Indústria “Encontrando Petróleo”
Resumo:
John Rockefeller não estava obtendo sucesso, estava à