Caso elisabeth
IZABELLE P. CLOSS
ROSELIA G. DOS SANTOS
ROSANA de FRANÇA SILVA
ESTUDOS SOBRE A HISTERIA
CASO SRTA. ELISABETH VON R.
(FREUD)
CURITIBA
ABRIL DE 2013
SUMÁRIO 1. Introdução.................................................3 e 4 2. A História do Caso....................................5 e 6 3. Sintomas e Queixas...................................6 e 7 4. Causa dos Sintomas e Tratamento........7, 8 e 9 5. Sonhos.............................................................9 6. Resultado da Análise.................................9 e 10 7. Conclusão........................................................10 8. Referências Bibliográficas......................... 11
INTRODUÇÃO
A teoria elaborada por Sigmund Freud explica a diferença essencial que existe entre o mamífero humano e os demais, isto é, além da necessidade biológica, física de se alimentar para sobreviver, o homem nasce com a capacidade de sentir prazer em várias partes de seu corpo, e a vivência que tem dessa capacidade é tão importante para seu desenvolvimento quanto o alimento. Os mecanismos pelos quais o ser humano experimenta a capacidade de ter prazer são o início da teoria de Freud. A história de cada indivíduo, como ele vivência o prazer, que tem origem biológica (no sistema nervoso central), será o objeto central da teoria freudiana.
A maneira como Freud desenvolveu suas idéias, entre o final do século 19 e grande parte do século 20, marcou definitivamente o pensamento contemporâneo. Sua atividade como pesquisador e médico neurologista clínico, isto é, médico de doenças nervosas em consultório permitiu a descoberta da origem de várias doenças psíquicas, dentre elas a histeria. Através do trabalho com mulheres histéricas, Freud chegou à descoberta do inconsciente, força motivadora e determinante do comportamento humano.
Ao encerrar a residência médica e como