Teoria da Espiral do Silêncio
Este trabalho tem como objetivo retratar a biografia de Elisabeth Noelle Neumann e tem como foco sua principal teoria a “espiral do silêncio”. A ideia central desta teoria situa-se na possibilidade de que os agentes sociais possam ser isolados de seus grupos de convívio caso expressem publicamente opiniões diferentes daquelas que o grupo considere como opiniões dominantes.
Biografia Elisabeth Noelle Neumann nasceu em Berlim na Alemanha no dia 19 de dezembro de 1916 foi uma jornalista político-alemã.Aos onze anos de idade, Elisabeth Noelle assumiu a editoria do jornal estudantil. Sua decisão de se tornar uma jornalista, foi então desde já fixada.Estudou filosofia, história, jornalismo e estudos americanos na Universidade Friedrich Wilhelm e da Universidade de Königsberg Albertina. Professora emérita da Universidade de Mainz, o seu mais famoso contribuição é o modelo da espiral do silêncio, uma teoria sobre como a percepção da opinião pública pode influenciar o comportamento de um indivíduo.Em 1940 seu doutorado na Universidade de Missouri, especializando-se em público. Durante a década de 40, ela trabalhou para o jornal Das Reich e no Frankfurter Zeitung . Em 1947, junto com seu primeiro marido Eirch Peter Neumann, fundou a organização Instituto para público Demoskopie Allensbach.De 1964-1983 foi professora na Universidade Johannes Gutenberg de Mainz. Até 1991, seria uma professora convidada na Universidade de Chicago. Ela morreu em Allensbach em março de 2010 aos 93 de idade. Pode-se dizer que sua maior contribuição como jornalista foi a teoria da espiral do silêncio.Que dizia que, a opinião pública é uma força tangível que controla as decisões dos indivíduos, havendo uma espécie de sexto sentido que nos faz avaliar a tendência geral de um tema.
A espiral do silêncio O termo “espira do silêncio” foi conceituado por Elisabeth,com o objetivo de explicar a razão pela qual as pessoas