Caso Elisabeth Von R
1) Dados Pessoais:
Nome: Elisabeth Von R.
Idade: 24 anos.
2) Queixas e Sintomas do paciente:
Há 2 (dois) anos a jovem sentia muita dor nas pernas, contudo tinha dificuldades em se locomover.
Era uma mulher inteligente e mentalmente normal, andava com a parte superior do corpo inclinada para frente, mas sem apoio nenhum, ao andar ela reclamava de dor e ao ficar de pé também sentia os mesmos sintomas, e mesmo após de alguns descansos voltava a andar, porém as dores reapareciam, com uma fadiga dolorosa, os músculos de tanto ficarem enrijecidos acabaram-se ficando sensíveis, afecções orgânicas graves. O distúrbio varia bastante durante 2 (dois) anos e se agravava cada vez mais (dores orgânicas ). Geralmente mudava a expressão e independente da dor recomenda-se a massagem pois ela sempre sentia uma dor aguda.
O médico praticava com a paciente um exercício igual a hipnose, assim ele saberia analisar bem quando ela se sentia emocionada.
Após a situação do namorado que a Elisabeth se queixara das dores nas pernas, e o começo da histeria, se queixava de tonturas e sensações de frio, ela se recordou que sentia muitas dores nas pernas e contudo percebeu que quando se falava mais em sua vida mais a dor diminuía, chegou uma época da qual não se sentia e realmente a dor não ali existia mais.
A dor na perna direita surgia quando Elisabeth relatava sobre o pai, e o namorado da juventude era relacionada com a perna esquerda juntamente com o cunhado e as lembranças da desde então falecida irmã.
3) História Clínica:
Era muito apegada aos pais, passou sua juventude morando com eles, a saúde da mãe não era muito boa por afecção nos olhos por um estado de nervos, o pai tinha uma afecção crônica no coração, a irmã mais velha de Elisabeth morreu por uma afecção cardíaca que herdara de seu pai. Quando o pai ficou doente Elisabeth ficou ao lado de seu leito a todos os momentos até o dia que ele veio a falecer, depois deste dia ela ficou impossibilitada de andar