caso concreto 01
Aula 1
1 - O ser humano é um animal originalmente gregário, portanto entendo que a necessidade de viver em sociedade é biológica e instintiva, sendo importante para a sobrevivência e perpetuação da espécie.
A sociedade é importante para a formação individual pois sugere padrões a serem replicados, fornece regras para impor limites entre as partes e estabelece conceitos como “certo” e “errado”.
O texto fala sobre a sociedade contemporânea e a insistência na imposição de alguns esteriótipos sociais, sobre a diferenciação na formação dos humanos do gênero masculino e feminino; também cita as obvias diferenças físicas entre eles mas discorda da justificativa comum de que a diferenciação no tratamento e formação entre eles se justificaria puramente pelas diferenças biologicas.
O autor me leva a concluir que entende, assim como eu, que independente das diferenças biológicas, as pessoas podem viver de maneira igualitária dentro da sociedade e que a diferenciação é apenas uma proposta social.
2 - O entendimento do conceito de gêneros permite compreender os valores atribuídos aos homens e mulheres na sociedade, assim como as regras de comportamento provenientes desses valores. Por conta disso, fica mais clara a interferência desses valores e regras no funcionamento da sociedade como um todo, como estas questões influenciam na nossa vida cotidiana e a possibilidade de maior entendimento dos processos a que estão submetidas as relações individuais e coletivas entre homens e mulheres.
É importante enfatizar esta distinção de conceitos porque, como não se trata de fenômeno puramente biológico, podemos constatar que ocorrem mudanças na definição do que é ser homem ou mulher ao longo da história e em diferentes regiões e culturas.
Questão de múltipla escolha: B