caso concreto 01
Caso 1 - Os pilares do pensamento
01)Qual a importância da filosofia?
A Filosofia recupera o processo perdido do imobilismo das coisas mortas porque já estão ultrapassadas, pois ela tem o poder de impedir a estagnação. Por isso ela sempre se confronta com o poder e sua investigação não fica alheia à ética e à política. Ela é importante pois torna um homem corajoso, uma pessoa que não tem medo de enfrentar as formas estagnadas, que aceita o desafio da mudança e que sabe transformar.
02) . Como o autor fundamenta a utilidade da filosofia nos tempos atuais? o autor fundamenta-se em características padronizadas pela sociedade,padrão da beleza a estética,o verdadeiro o falso ,o mau o bom o útil e o inútil . ele mostra que e uma forma abrangente de dominar o pensamento ,de controlar o comportamento dos seres humanos.Que a busca da felicidade constante so será saciada através dos padrões impostos pela sociedade .
Caso 2 - Sobre os fundamentos da Justiça
1 - É possível dizer que o texto apresenta uma reflexão filosófica sobre o Direito?
Sim, pois através do texto ele nos leva a pensar sobre os princípios que fundão a justiça. Nos leva a entender que os fundamentos da justiça implica em entender esse fluir da vivência na sua mais primitivas manifestações, da ausência de quaisquer categorias que se instaura o apelo à justiça.
2 - Destaque uma parte do texto que justifica sua resposta anterior. O que funda a justiça? Seus fundamentos estariam na razão, na linguagem, na transcendência divina, ou na consciência? Eis algumas das linhas de discussão que envolvem a questão dos fundamentos da justiça da qual nos ocuparemos agora. Antes de tudo, chamemos a atenção para o fato de que o senso comum tende sempre a confundir justiça com o Poder Judiciário