divisao celular
TATIANE SCHUERSOVSKI
DIVISÃO CELULAR
MAFRA-(SC)
2013
TATIANE SCHUERSOVSKI
DIVISÃO CELULAR
Trabalho apresentado para a disciplina de Citologia 1º fase,ofertada no curso de Ciências Biológicas da Universidade do Contestado UnC ministrada pelo Prof Mário Fritsch
MAFRA(SC)
2013
SUMÁRIO
1 introduÇÃO
Divisão celular é o processo pela qual uma célula se transforma em duas células-filhas. Esta divisão faz parte de um período denominado de ciclo celular. Ciclo celular é um mecanismo de duplicação e divisão, no qual, uma célula se reproduz por uma sequência ordenada de eventos que duplicam seus componentes e depois a dividem em duas. É didaticamente dividido em duas fases principais: a interfase, caracterizada pelas fases G1, S e G2 e a mitose, caracterizadas pelas fases Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase e Citocinese.
O ciclo deve compreender em um grupo de processos que, uma célula tem que realizar para executar sua tarefa mais fundamental – copiar e transferir sua informação genética para a próxima geração de células. Para produzir duas células-filhas geneticamente idênticas, o DNA de cada cromossomo deve ser fielmente replicado e os cromossomos replicados devem ser segregados em duas células-filhas de maneira que cada célula receba uma cópia completa do genoma.
Além da mitose, existe outro processo de divisão: a meiose, na qual o número de cromossomos é reduzido à metade nas células-filhas. A redução do número cromossômico ocorre, porque nesse processo há uma única duplicação cromossômica seguida de duas divisões nucleares consecutivas: a meiose I e a meiose II.
2. DIVISÃO CELULAR
A duração do ciclo celular vária de acordo com cada tipo de célula. Algumas por exemplo como a levedura unicelular leva em torno de 90 a 120 min., enquanto uma célula hepática de