Caso concreto 01
Questão discursiva:
Leia o parágrafo abaixo e responda as questões apresentadas.
A sociedade coloca a metade das crianças em saias, mas as adverte que não podem se mover de certas maneiras para não revelar o que está em baixo, enquanto que a outra metade usa jeans e macacões e são encorajados a subir em árvores e a jogar bola ou a outras atividades externas; se mais tarde durante a adolescência a metade que usa calças é exortada para comer como um rapaz crescido, enquanto que a metade das saias é avisada para se preocupar com o seu peso e não se tornar gorda. Se a metade dos de jeans caminha de tênis ou botas, enquanto que a outra metade está de salto alto, então estes dois grupos de pessoas serão biologicamente e também socialmente diferentes. Seus músculos serão diferentes, como os seus reflexos, postura, braços, pernas, pés, coordenação entre olho e mãos, percepção espacial, entre outros. Eles também serão biologicamente diferentes se, como adultos, eles gastarem oito horas por dia sentado em frente de um mostrador visual ou trabalhar na construção ou em uma mina.
Fonte: Hubbard, R. Algumas ideias sobre a masculinidade das ciências naturais. Mccanney Gergen, M. O pensamento feminista e a estrutura do conhecimento. Rio de Janeiro, Ed. Rosa dos Tempos, 1993. (p.94)
1-Interprete o texto acima destacando a importância da sociedade para a formação do indivíduo.
O texto mostra como a diferença com a qual se educa uma criança do sexo masculino e uma do sexo feminino é um dos fatores para que homens e mulheres sejam também socialmente diferentes. Desde cedo somos condicionados a reproduzir os valores aceitos na sociedade que vivemos. Como dito no texto, as meninas usam saia, já os meninos usam calças. Esses modelos e costumes impostos influenciarão o nosso comportamento, nossa forma de se vestir, o que comemos etc., sendo determinante para a formação do indivíduo. 2- Qual seria a perspectiva das Ciências Sociais para explicar as diferenças