caso clinico
NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA - Editora: EDITORA RUBIO LTDA O Nutricionista e as Ações de Nutrição em Saúde - Capítulo 28
Regina Maria Ferreira Lang /Maria Tereza Gomes Ribas
O Nutricionista e as Ações de Nutrição em Saúde
O capítulo 28 do livro Nutrição em Saúde Pública aborda o tema: O Nutricionista e as Ações de Nutrição em Saúde, composto de 19 páginas (437-453) e com subtítulos abordando: ASPECTOS HISTÓRICOS RECENTES DA RELAÇÃO NUTRIÇÃO SAÚDE NO CONTEXTO SOCIAL BRASILEIRO; DIMENSÕES DAS AÇÕES DE NUTRICAO EM SAUDE: GESTÃO E ASSISTENCIA; DIMENSÃO DA GESTÃO; DIMENSÃO DA ASSISTENCIA; EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO CONTEXTO DAS AÇÕES DE NUTRIÇÃO E SAÚDE.
Para a total compreensão do papel do nutricionista nas ações de nutrição em saúde, é preciso rever todo o processo histórico do percurso e das tentativas de inserção do profissional nutricionista nas ações.
Até a década de 80 a concepção da formação caracterizou-se técnica, de foco individual com a atuação voltada mais para os efeitos do que para os determinantes da problemática nutricional. As ações de alimentação e nutrição na saúde devem buscar o conhecimento territorial em que estão inseridos os indivíduos para o enfrentamento dos determinantes da saúde e da nutrição da população e não limitar-se a atividades curativas e assistenciais, sejam individuais e coletivas. De acordo com as Diretrizes Curriculares para o curso de Nutrição, o nutricionista é o profissional com formação generalista, humanística e critica capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e a atenção a dietética, em todas a áreas de conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção da manutenção e recuperação da saúde de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Do ponto de vista da Segurança Alimentar e Nutricional a prioridade biológica para o grupo materno infantil e as ações de vigilância alimentar e nutricional na