caso cisco
CASO CISCO
1) No início da descrição do caso os sistemas de informação estavam apresentando muitas falhas e interrupções. Por que isso? Por que os gerentes estavam ansiosos para assumir este projeto?
A Cisco possuía softwares integrados baseados no UNIX para dar suporte ao seu SPT, que dava suporte às áreas financeiras, manufatura e de pedidos. Com o planejamento de crescimento da companhia, Solvik percebeu que o pacote de softwares não daria o suporte ideal que a Cisco demandaria.
Os sistemas estavam tendo falhas porque a companhia estava crescendo e os sistemas de cada área funcional ia demandando ajustes e correções, porém as falhas não se revolviam. Como Solvik não queria um sistema ERP, designou para cada área tomar sua decisão em relação ao plano de mudança, entretanto, utilizando a mesma arquitetura e banco de dados.
Um ano se passou, e não houve progresso, pois as áreas, de forma individual, não tinham força para ir ao Conselho pedir um pacote que custasse milhões de dólares e demoraria um ano para ser implementado.
Os problemas nos sistemas da empresa aumentavam ao passo do crescimento da Cisco. Interrupções passaram a se tornar comum, dado que as modificações incrementais não resolviam os problemas de maneira definitiva, enquanto as deficiências do software tornavam as interrupções cada vez mais longas.
2) A Cisco foi muito bem sucedida no esforço de implementação do ERP. O que explica esse sucesso? quais foram as decisões mais importantes que a Cisco tomou? Será que a Cisco não fez nada de errado neste projeto? Se sim, o quê?
Primeiramente, a Cisco tomou a decisão certa de se mudar o sistema das três principais áreas funcionais da empresa: finanças, manufatura e pedidos, de forma integrada. Isso fez com que a mudança fosse dada de forma antecipada e mais rápida, do que se as mudanças fossem feitas por departamento, de forma individual.
O sucesso