Estudo de Caso da Cisco
Case Study: Cisco Systems, Inc.: Implementing ERP
Questão 1
Porque os sistemas legados eram um problema para a CISCO? Qual o tamanho desse problema? Em que medida sistemas legados representam problemas organizacionais? Os sistemas legados da Cisco não estavam mais suportando os processos organizacionais e o volume de dados necessários para a manutenção das atividades e para o crescimento esperado pela empresa, principalmente pelo fato de o fornecedor de software ser uma pequena empresa acostumada a lidar com empresas de menor porte.
O programa apresentava altos custos de manutenção, pois apenas o pequeno fornecedor era hábil para manuseá-lo, e não trazia soluções capazes a suprir os processos necessários ao crescimento organizacional esperado.
Constantemente o software sofria indisponibilidade, principalmente em razão da grande customização do sistema. A indisponibilidade que trazia grandes dificuldades à empresa, pois o software era extremamente necessário (crítico)à efetiva execução dos processos.
Um outro problema apresentado é em relação à corrupção dos bancos de dados. Em um dos momentos que o sistema ficou completamente parado por mais de dois dias, foi necessário acessar o banco de dados principal da aplicação corrompendo completamente a integridade do banco de dados central.
Em razão da criticidade do sistema, os problemas apresentados pelos sistemas legados refletem diretamente na efetividade e eficiência organizacional, podendo tornar sua atividade completamente parada como no episódio que aconteceu em janeiro de 1994 que parou parte da empresa por dois dias. Questão 2
“Solvik’s initial inclination was to avoid an ERP solution. Instead, he planned to let each functional area make its own decision regarding the application and timing of its move. Keeping with Cisco’s strong tradition of standardization, however, all functional areas would be required to use common architecture and databases. This