Caso cemig
RASCUNHO UTILIZADO P/ELABORAR O TRABALHO
4.2. CASO CEMIG
A Cemig é uma concessionária de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica do Estado de Minas Gerais, possui 52 usinas hidrelétricas, 4 usinas termelétricas e 1 usina eólica.
A Corporação Cemig, incluindo participações em empresas de outros Estados, é a maior distribuidora, a quinta maior geradora e a sexta maior transmissora de energia elétrica do Brasil .
Para avaliar melhor seus funcionários, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) implantou um processo inovador de gestão de desempenho, tendo assim uma gestão estratégica de recursos humanos.
Para implantar o processo de gestão de carreiras, a Cemig contou com o apoio de outras duas empresas. Foi aplicado um modelo constituído de uma avaliação composta por auto-avaliação, avaliação do superior, avaliação de três pares e avaliação de subordinados, no caso de supervisores.
A Cemig possui um ambiente complexo para avaliação de performance, devido ao grande número de empregados e da grande variedade de atividades executadas por eles. E o resultado seria utilizado para a aplicação de alterações e aumentos salariais, o que tornou o processo mais complexo.
Foram avaliados 10 mil funcionários. Todo o processo de preenchimento dos questionários foi acompanhado, todos os empregados que acessavam os questionários pela internet receberam suporte. Tiveram 99,8% de respostas, um número alto,resultado do acompanhamento.
Por meio dos resultados apurados, a Cemig pode planejar o desenvolvimento das competências identificadas como pontos de melhoria de cada empregado. Cada empregado foi avaliado por 5 pessoas, incluindo a auto-avaliação, avaliação do superior e de três pares, o que gerou uma confiabilidade na operação. O fato de uma empresa externa ter ficado responsável pela aplicação da avaliação, o processo tornou-se mais preciso.
Com a avaliação o RH da Cemig pode sustentar um sistema de remuneração