Pedagogia da esperança
CURSO DE PEDAGOGIA 7º Semestre
Disciplina: Avaliação Educacional
Professor: Maria Regina
TITULO: Texto Argumentativo
NOME: Catia Mendes Vieira RA 65419081
São Paulo/SP
Setembro de 2011
TEXTO: ARGUMENTATIVO DE CIPRIANO CARLOS LUCKESI.
O texto mostra como as provas tradicionais perderam espaço para novas formas de avaliação.
Luckesi diferencia o que significa prova e o que significa avaliação.
As provas são recursos técnicos vinculados aos exames em não á avaliação, os exames são pontuais, classificatório, seletivos, antidemocrático e autoritários, a avaliação, por outro lado não é pontual diagnostica, inclusiva, democrática e dialógica.
Concordo com Luckesi, pois a avaliação tem que se um processo que visa melhores resultados possíveis, sendo assim a avaliação exige uma ritual de aplicação e contestação dos resultados expressos nos instrumentos, devolução e orientação das aprendizagens ainda não efetuadas.
Quando Luckesi afirma que o exame classifica e seleciona, a exame classifica e seleciona, a notas e aprova ou reprova considerando somente os resultados obtidos e acaba desconsiderando toda a aprendizagem adquirida antes das provas.
Luckesi diz que o uso de ameaças nas praticas chamadas de avaliação não tem nada ver com avaliação mais sim com exames.
Percebemos que ela não tem sido utilizada como instrumento para aprendizagem, mas sim como fim em si mesmo. A avaliação na prática escolar tem sido um mecanismo de conservação e reprodução da sociedade através do autoritarismo.
Nesta concepção, encontramos em LUCKESI (1995), alguns pontos que nos auxiliam a compreender estas questões. O ato de avaliar tem sido utilizado como forma de classificação e não como meio de diagnóstico, sendo que isto é péssimo para a prática pedagógica. A avaliação deveria ser um momento de “fôlego”, uma