Caso Barilla
Curso:
- Pós Graduação em Gestão de Negócios
Disciplina:
- Logística e Gestão de Distribuição
Professor:
- Manoel de Andrade e Silva Reis
Equipe: - Ivo Detlev Günther - Marcelo de Andrade Cruzeiro Júnior - Walter Brandl da Rosa Neto
A Empresa:
A empresa italiana Barilla é uma indústria de massas e foi fundada em 1875 em Parma.
Empresa familiar, sofreu um processo de profissionalização na década de 1970 quando foi vendida ao grupo americano W.R.Grace,Inc devido a dificuldades encontradas após investimentos muito altos.
A compradora no entanto não teve o sucesso esperado e revendeu a empresa a família Barilla em 1979.
A partir daí a empresa se beneficiou das mudanças organizacionais implantadas pela W.R.Grace,Inc, da melhora de condição de mercado e da internacionalização, obtendo a condição de maior indústria de massas do mundo em 1990.
O produto:
Além das massas a empresa produzia pães e produtos de catering.
A empresa tinha dois tipos de produtos os “frescos” e os “secos”. Por sua durabilidade maior e possibilidade de estocagem, este caso se concentra na distribuição dos produtos secos.
Vendas:
No segmento em questão a empresa tinha uma pequena força de vendas e os pedidos eram enviados diretamente à empresa via fax.
A empresa tinha uma política de promoções que era previamente conhecida de toda a rede de distribuição. Isso era uma prática antiga do mercado e os distribuidores usavam estas promoções para “empurrar” o produto para seus clientes. Havia ainda um programa de descontos para grandes lotes ou caminhão cheio com descontos.
O problema:
A empresa e os distribuidores (GD e DOs) encontrava dificuldades de grande variação de estoques e necessidade de mantê-los muito altos para atender estas variações. Há um exemplo de distribuidor que fazia pedidos com média de 300 quintais e com desvio padrão de 227 quintais (1 quintal = 0,1 tonelada métrica, fonte: Wikipedia).
Mesmo sob