Barilla
R= Sim é aplicável. Pois o sistema JITD sendo aplicado de forma ordenada e por etapas, pode gerar um ganho em toda cadeia, aumentando a produtividade, melhorando o nível de serviço, fortalecendo as parcerias com distribuidores e um possível crescimento de mercado da empresa, pois com os dados de demanda próximos dos reais, toda estratégia corre menos riscos de falha e oscilações na demanda, podendo ser detectadas antes dos concorrentes.
Os clientes que devem ser aplicados esta técnica que é bem parecida com o Direct Store Delivery (DSD) juntamente com Vendor Managed Inventory (VMI), são aqueles que querem uma integração e que queiram uma mudança comportamental e cultural por parte de seus gestores, pois a Barilla necessitará gerir seus estoques, ou seja, precisará de dados de seus inventários e demandas para dispor a tempo os produtos e entregar ao menor tempo possível.
Porém para convence- los, a Barilla poderia iniciar um programa teste através de um cliente e disponibilizaria um representante para interagir com seus funcionários, coletando os dados necessários. Dessa forma, não estaria tomando a decisão pelo cliente e a estrutura já esta em parte pronta, visto que o principal custo seria o desenvolvimento de um sistema modelo, como o “DSD e o VMI”. Com os dados coletados, seria possível analisar diariamente a efetividade do projeto e mensurar os ganhos e possíveis pontos de melhoria do sistema. Após a fase de teste, mostrar ao cliente os resultados e convidá-lo a participar de forma mais efetiva, com sugestões e acompanhamento por tempo específico.
Já com o sistema consolidado, buscar outros clientes da Distribuição Organizada e evidenciar os ganhos de estoque, prazos de reposição e, sobretudo, um controle maior das flutuações de informação no consumidor